You are here
PSD muda de voto e inviabiliza redução de mensalidades nas creches

Parecia que a proposta do Bloco de Esquerda sobre uma redução da mensalidade das creches proporcional à perda de rendimentos ia ser uma realidade. Na votação desta manhã, o PS estava contra mas o voto a favor do PSD garantia a aprovação.
Da parte da tarde o PSD mudou de ideias e as propostas do Bloco e do PCP foram afinal chumbadas com a abstenção daquele partido.
Recorde-se que o Bloco defendia uma redução da mensalidade das creches proporcional à perda de rendimentos para as famílias confrontadas com uma perda de rendimentos igual ou superior menos 20% desde que começou a pandemia.
Outra medida incluída na proposta era a que nenhuma criança perdesse vaga na creche por não conseguir pagar as mensalidades durante o período de confinamento recomendado ou obrigatório. Esta acabou por ser a única proposta a passar.
Fazia ainda parte do pacote a não cobrança de despesas de alimentação, transportes e prolongamentos durante o tempo em que estes não foram usados pelas crianças e um apoio estatal para pagamento das despesas de funcionamento e de salários dos funcionários das creches nesta fase excecional que seria condicional à empresa não despedir ou recorrer a lay-off.
Cambalhota lamentável
Joana Mortágua reagiu à mudança de sentido de voto do partido de direito dizendo que “apesar de já nos ter habituado a episódios como este, a cambalhota do PSD é lamentável”.
A deputada bloquista acrescenta que “esta é uma medida de emergência social de proteção das crianças” e que “o que o PSD acabou por chumbar é o direito as crianças a frequentar as creches mesmo quando as famílias não conseguiram pagar as mensalidades por causa da pandemia.”
Add new comment