PS e PSD chumbam requerimento do Bloco para divulgação integral de auditoria ao Novo Banco

A iniciativa, votada esta quarta-feira na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), mereceu os votos contra do PS e do PSD e a abstenção da Iniciativa Liberal e do CDS. Votaram a favor o Bloco e o PCP. Deputado do Chega não compareceu na reunião.
Novo Banco
Novo Banco. Foto Wikimedia.

Com os votos contra do PS e PSD e a abstenção da IL e CDS, acabou chumbada a proposta do Bloco para que se faça a divulgação pública do relatório da auditoria da Deloitte ao Novo Banco.

“O relatório da auditoria especial ao Novo Banco é fundamental para a compreensão dos prejuízos que têm conduzido a avultadas injeções de capitais públicos no antigo Banco Espírito Santo (BES)”, refere o requerimento, assinalando que os deputados devem “ter acesso a todas as informações relevantes, mas também transparência no processo”.

“Por um lado, o relatório foi expurgado de informações importantes relativas às entidades envolvidas nas operações de crédito do BES e Novo Banco. Por outro, e apesar de não conter nomes ou outras informações de carácter sensível, a sua classificação enquanto ‘confidencial’ impede, de forma injustificada, a sua divulgação”, aponta o Bloco.

Após receber o relatório da auditoria da Deloitte à gestão do BES e do Novo Banco entre 2000 e 2018, Mariana Mortágua afirmou que esta auditoria não responde à questão de saber se as perdas poderiam ter sido evitadas. Nem mesmo saber se “a Lone Star está a enganar o Governo Português e os contribuintes, obrigando o Governo a pagar por prejuízos que poderiam ter sido evitados”, como os dos casos que vieram a público nos últimos meses sobre carteiras de ativos e de bens imobiliários vendidas com enorme desconto e com o dinheiro da venda a ser coberto por empréstimo do próprio banco vendedor.

A reunião da Comissão de Economia e Finanças tinha também na sua Ordem de Trabalhos a proposta do Chega para a realização de nova auditoria. Mas a discussão acabou por não acontecer devido à ausência do deputado do partido proponente.

Termos relacionados Política