ProTejo apresenta 10 medidas contra poluição no rio Tejo

O Movimento reuniu com o Ministro do Ambiente e discutiu o risco de contaminação da bacia do Tejo pelas cinzas dos grandes incêndios, bem como medidas para lidar com a poluição no rio e afluentes.
"Não à poluição no rio Tejo e seus afluentes". Fonte: Movimento proTejo.

O Movimento proTejo reuniu-se com o Ministro do Ambiente e deixou 10 propostas concretas para combater a poluição do rio Tejo e seus afluentes.

A reunião à porta fechada "tinha por objetivo estabelecer um diálogo sobre a situação da bacia hidrográfica do Tejo, ação que entendemos entroncar numa vontade mútua de encontrar entendimentos e pontos de convergência para alcançarmos o objetivo de vermos um Tejo mais vivo e vivido, pelo que foi positivo em termos de trabalho sobre preocupações comuns", disse à Lusa o porta voz do movimento ambientalista, Paulo Constantino.

Entre os vários assuntos abordados, foi discutida a necessidade de existirem “mais inspetores e agentes vigilantes 24 horas por dia” e de se realizarem inspeções a empresas “fora de horas normais de expediente”.

Para além da poluição no rio Tejo, foi abordada a qualidade das massas de água transfronteiriças, ponto de situação da campanha de monitorização, eficácia da fiscalização, situação da Celtejo, rio Almonda, ribeira da Boa Água e rio Maior, albufeira de Santa Águeda, e Estações de Tratamento de Efluentes Suinícolas.

Na reunião, discutiram também a revisão da Convenção de Albufeira e os caudais ecológicos do rio Tejo, com a redefinição de caudais ecológicos, também para regime de seca, e a articulação entre barragens espanholas e portuguesas para garantia da manutenção dos caudais.

O movimento está também preocupado com o risco de contaminação da bacia do Tejo pelas cinzas dos grandes incêndios, a construção do novo aeroporto no Montijo e a afetação dos ecossistemas estuarinos e da Reserva Natural do Estuário do Tejo, a par do colapso do Mouchão da Póvoa.

A proTEJO irá “lançar um inquérito aos cidadãos e membros do movimento para que se manifestem e apresentem também temas e problemas que possam integrar esta lista a apresentar à tutela”.

Termos relacionados Ambiente