You are here

Professores convocam greve nacional para 11 de dezembro

A greve convocada pela Fenprof inclui tanto o ensino presencial como à distância, e pretende obrigar o governo a assegurar condições de segurança nas escolas e para “os alunos que estão em casa”.
O secretário-geral da Fenprof mostra disponibilidade para desconvocar a greve até 9 de dezembro, caso o governo mostra abertura para “diálogo e negociação”.
O secretário-geral da Fenprof mostra disponibilidade para desconvocar a greve até 9 de dezembro, caso o governo mostra abertura para “diálogo e negociação”. Foto de Paulete Matos.

O Secretário-geral da Fenprof anunciou esta sexta-feira a marcação de uma greve nacional para 11 de dezembro, que abrange educadores de infância, professores do ensino básico e secundário seja em ensino presencial ou ensino à distância.

Mário Nogueira anunciou a greve depois de se deslocar à residência oficial do primeiro-ministro para “expor a situação que se vive na educação, formalizar a entrega de pré-aviso de greve, mas, também, fazer um último esforço destinado a abrir vias de diálogo”.

“Todos os docentes, independentemente do serviço que lhes esteja atribuído, ser lectivo ou não lectivo e ocorra em regime presencial ou a distância”, podem aderir à greve, refere a federação em comunicado.

O secretário-geral da Fenprof mostra disponibilidade para desconvocar a greve até 9 de dezembro, caso o governo mostra abertura para “diálogo e negociação”.

“O senhor ministro da Educação tomou posse há um ano e um mês e teve disponibilidade para reunir com as organizações sindicais de professores uma vez, a 22 de Janeiro, já lá vai quase um ano”, relembrou.

“Temos cerca de mil escolas onde o vírus já passou e na sua esmagadora ainda está”, alertou Mário Nogueira, apontando para a “falta vontade” do governo para formar turmas mais pequenas que garantam distanciamento entre alunos, e “falta pessoal para garantir a limpeza das salas de aulas, falta dar respostas adequadas aos alunos que estão em casa”.

Entre as exigências da Fenprof contam-se a alteração dos requisitos da aposentação, a aprovação de um regime de pré-reforma, a eliminação de abusos e ilegalidades nos horários de trabalho, melhorar as condições de trabalho e recompor a carreira docente contando todo o tempo de serviço.

Termos relacionados Sociedade
(...)