You are here
Presidente da Fundação José Eduardo dos Santos detido em Luanda

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola confirmou a detenção para interrogatório de Ismael Diogo, presidente da Fundação José Eduardo dos Santos. A detenção ocorreu devido à suspeita de prática de crimes de burla por defraudação e corrupção ativa.
A agência Lusa teve acesso a um comunicado no qual a PGR indica que só após a conclusão do interrogatório é que o magistrado do Ministério Público que conduz o processo determinará a medida de coação a aplicar.
No documento também se assinala que, pelo facto de Ismael Diogo se ter "furtado, reiteradas vezes, em comparecer no DNIAP [Departamento Nacional de Investigação e Ação Penal angolano], foi ordenada a detenção do presidente da FESA para responder em interrogatório de arguido”.
"A PGR vem por este meio levar ao conhecimento público que, na sequência do processo-crime n.º 23/18, que corre termos na Direção de Investigação e Ação Penal, referente à investigação de fraudes financeiras no Conselho Nacional de Carregadores (CNC), foi constituído arguido o cidadão Ismael Diogo da Silva", pode ler-se.
"Recaem [sobre Ismael Diogo] fortes suspeitas de ter incorrido na prática dos crimes de burla por defraudação, previsto e punível pelo Código Penal, e corrupção ativa, prevista e punível pela Lei Sobre a Criminalização das Infrações Subjacentes ao Branqueamento de Capitais", refere a PGR.
De acordo com declarações de Menezes Cassoma, porta-voz dos Serviços Prisionais do país, Ismael Diogo foi detido depois de se recusar a responder a várias notificações da justiça, relacionadas com uma acusação sobre o recebimento indevido de milhares de dólares provenientes do CNC.
Este é o mesmo caso que levou à detenção de Augusto Tomás, ex-ministro dos Transportes de Angola, por suposta má gestão e alegado desvio de fundos.
Na base da ação judicial, de acordo com o noticiado pelo Expresso, está a apropriação indevida de 20 milhões de dólares saídos dos cofres do CNC, sob gestão do antigo ministro dos Transportes Augusto Tomás.
Esta é mais uma detenção de pessoas próximas de José Eduardo dos Santos. Recorde-se que José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente de Angola, se encontra em prisão preventiva na Cadeia do Hospital-Prisão de São Paulo, em Luanda, desde segunda-feira.
Add new comment