Prémio literário António Gedeão atribuído a Nuno Júdice

A obra poética intitulada “A convergência dos ventos”, de Nuno Júdice venceu por unanimidade, o Prémio Literário António Gedeão 2016, instituído pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

De acordo com o júri do prémio - constituído por José Manuel Mendes, Paulo Sucena e Teresa Martins Marques - esta obra que foi editada em outubro do ano passado, “ressalta a mestria de uma escrita que se renova através de uma metapoética depurada e de uma diversidade temática surpreendente nos seus tons disfóricos, críticos, irónicos ou de maior comprazimento”.

O Prémio Literário António Gedeão visa galardoar uma obra de poesia de um autor português e tem como finalidade distinguir trabalhos literários, de poesia e ficção narrativa, alternadamente, de professores no ativo ou aposentados, de qualquer grau de ensino, público ou privado, e também de docentes deslocados em outros serviços ou funções.

Nuno Júdice. de 67 anos, nasceu na Mexilhoeira Grande, no Algarve, e é professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989.

Em 2013 foi distinguido com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, de Espanha, em 2014 com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval, do México, e, em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie, de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro - Tributo de Consagração.

Nuno Júdice recebeu, entre outros, os prémios P.E.N. Clube, em 1985, D. Dinis, da Fundação Casa de Mateus, em 1990, e o da Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 1994 e a sua obra está traduzida em várias línguas.

Termos relacionados Cultura