You are here

Precários vão protestar no encontro Ciência 2018 nesta quarta-feira

Precários do ensino superior e da ciência anunciaram que o protesto visa reivindicar "um verdadeiro combate à precariedade na ciência e ensino superior", nomeadamente o "cumprimento efetivo" do PREVPAP.
Precários da Ciência protestam nesta quarta-feira – Na foto de precarios.net, faixa “Impossível é o trabalho precário”
Precários da Ciência protestam nesta quarta-feira – Na foto de precarios.net, faixa “Impossível é o trabalho precário”

Segundo a agência Lusa, os precários querem aproveitar o encontro Ciência 2018 e realizar o protesto no Centro de Congressos de Lisboa, no dia em que o encontro termina.

Segundo a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), que é uma das organizadoras da iniciativa, a ação reivindicará o "cumprimento efetivo" do PREVPAP, programa de regularização de vínculos laborais precários no Estado, a contratação de investigadores-doutorados prevista na legislação de estímulo ao emprego científico, o "reforço do investimento" na ciência e no ensino superior e a contratação de leitores das universidades.

A presidente da ABIC, Sandra Pereira, disse à Lusa que a associação tenciona entregar uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, nesta quarta-feira.

No encontro Ciência 2018 estão a ser distribuídos folhetos que são subscritos pela ABIC e também por sindicato nacional do Ensino Superior (SNESup), federação nacional dos professores (Fenprof), federação nacional dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas e sociais e outras entidades.

Termos relacionados Sociedade
(...)