You are here

Praia de Carcavelos fechada a banhos

Para Cecília Honório, candidata do Bloco à Câmara Municipal de Cascais, "estamos muito mal se não temos praia cada vez que chover". Veja vídeo A interdição foi levantada nesta sexta-feira.
Foram assim despejadas águas poluidas na praia de Carcavelos que tornaram a interdição “absolutamente necessária”
Foram assim despejadas águas poluidas na praia de Carcavelos que tornaram a interdição “absolutamente necessária”

A direção regional de saúde interditou a praia de Carcavelos a banhos. Nesta sexta-feira, a interdição foi levantada pela delegação regional de saúde, após serem conhecidos os resultados das análises. A decisão de interdição, apresentada como medida preventiva pela capitania do Porto de Cascais, tinha sido tomada depois das chuvas do início da semana terem provocado o “galgamento dos açudes colocados nas ribeiras que se encontram na zona”. 

Foram assim despejadas águas poluidas na praia de Carcavelos que tornaram a interdição “absolutamente necessária”, dado que “não havia garantias que a água não estivesse contaminada”. As imagens captadas por observadores no local permitem entender a dimensão do problema. 

"Depois de na terça-feira ter chovido como choveu e de nos termos deparado com um cenário em que tínhamos as águas sujas, ratazanas mortas, não hesitei em mandar interditar a praia. Não havia necessidade de correr riscos desnecessários", declarou o delegado regional de Saúde, Mário Durval, responsável pela decisão.

Para a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Cascais, Cecília Honório, “é muito mau sinal que  a praia tenha sido fechada por razões de qualidade da sua água. E é também preocupante que não haja nenhum dado objetivo que nos permita dizer o que se passa com a água”. 

Cecília Honório relembrou que “o Presidente da Câmara de Cascais [Carlos Carreiras] garantiu que a não candidatura das nossa praias à bandeira azul se devia aos critérios pouco exigentes, com análises apenas mensais à qualidade da água, e que a Câmara Municipal realizaria análises semanais”. 

Ora, argumenta Cecília Honório, estamos “evidentemente perante uma falta de segurança e perante uma surpresa: então afinal as análises estão a ser feitas ou não”, questiona. 

A delegação regional de saúde realizou análises cujos resultados foram conhecidos esta sexta-feira e, tal como dissera o regional de saúde, foi reaberta. Mário Durval tinha afirmado: "Se as análises determinarem que não há risco a praia é reaberta. Caso contrário, permanecerá interditada até que os resultados sejam positivos".

Carlos Carreiras acusa delegado regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, dirigente do PSD, acusou o delegado regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval de ser um "'boy' do Bloco de Esquerda".

Segundo a Lusa, Carlos Carreiras afirmou ainda: "Prova uma forma negativa de fazer política. Querem atacar a câmara, mas só atacam os interesses dos munícipes. O que vale é que as pessoas têm confiança em nós e não nestes pseudopolíticos"

Mário Durval, ouvido pela Lusa, lembrou que é autoridade de saúde há mais de 40 anos e "nunca ninguém ousou fazer declarações dessas", salientando que "as discussões partidárias não são para se ter neste âmbito".

"Compreendo que nesta altura de eleições ele se terá excedido. Ele devia ter respeitado um pouco mais a Autoridade Regional de Saúde. Tomamos decisões com base na defesa da saúde das populações e, neste caso, foi com base no princípio da precaução", afirmou ainda Mário Durval.

Notícia atualizada às 16.50 de 1 de setembro de 2017

Termos relacionados Sociedade
(...)