You are here
Praia da Estela: Bloco defende deslocalização do campo de golfe

O campo de golfe da Estela está situado em plena duna primária da praia da Estela, na Póvoa de Varzim. Os efeitos da erosão têm-se feito sentir. Para os conter, o Estela Golf Club, com autorização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), colocou sacos de plástico cheios de areia para proteger o campo. “Os sacos deterioraram-se causando um foco de poluição na praia que afeta a biodiversidade, o ambiente e quem usufrui da praia”, refere Marco Dominguez Mendonça, deputado municipal do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Em resposta a uma pergunta do Bloco de Esquerda, ficou a saber-se que esta intervenção custou 115 mil euros. “A APA informou-nos que a operação teve um caráter de urgência e informava da não existência de sacos enterrados”, refere Marco Dominguez Mendonça, acrescentando que “nem três meses passaram e toda a intervenção foi erodida, ficando os sacos a descoberto, como tinha sido denunciado por nós”.
O deputado acrescenta que o Bloco de Esquerda vai endereçar um requerimento ao município, solicitando esclarecimentos uma vez que a Câmara Municipal anunciou que “está a estudar uma solução mas não indica quais as medidas que estão em curso”.
O Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim defende a remoção imediata dos sacos plásticos e outros resíduos da Praia da Estela e considera que o campo deve ser deslocalizado. Posto isso, “deve ser promovida a renaturalização e a recuperação da duna primária”, aplicando, desta forma, uma “solução de base natural que permitirá conferir maior proteção aos campos agrícolas situados a nascente”, afirma o deputado municipal do Bloco.
Filipa Afonseca, da concelhia da Póvoa de Varzim, conclui dizendo que “não é possível continuar a ignorar o caso da praia da Estela. As soluções até agora encontradas só nos roubam tempo e dinheiro”.
Add new comment