You are here

PP ameaça Puigdemont com o mesmo destino do líder catalão fuzilado por Franco

O porta-voz do Partido Popular diz que caso Puigdemont declare a independência da Cataunha, pode ter o mesmo destino de Lluís Companys, o presidente da república catalã fuzilado pelos franquistas em 1940.
Fuzilamento de Lluís Companys, autor da proclamação d República catalã em 1934

“No passado dia 6 passou sem pena nem glória o 83º aniversário da declaração de independência  por parte de Companys. Acho que a história não se deve repetir. Esperemos que amanhã não se declare nada, ou então pode ser que quem a declare acabe como quem a declarou há 83 anos”, afirmou esta segunda-feira Pablo Casado, porta -voz do Partido Popular.

A ameaça do dirigente da direita espanhola veio contribuir par aumentar a tensão na véspera da provável declaração da independência catalã, na sequência do resultado do referendo de 1 de outubro.

Casado referia-se ao líder da Esquerda Republicana Catalã que a 6 de outubro de 1934 fez a proclamação do Estado Catalão. Com a derrota na Guerra Civil que se seguiu, Lluís Companys foi para o exílio e acabou capturado pelas tropas nazis, que o entregaram aos aliados da ditadura franquista. Após cinco semanas de tortura e isolamento em Madrid, foi fuzilado em Barcelona a 15 de outubro de 1940. Lluís Companys recusou-se a colocar a venda e gritou “Pela Catalunha!” quando os executores dispararam as armas.

 

Termos relacionados Catalunha, Internacional
Comentários (1)