Portugal voltou a falhar meta de reciclagem de resíduos eletrónicos

A associação Zero vai avançar com uma nova queixa junto da Comissão Europeia, após o governo não ter conseguido cumprir este ano nem metade da meta para a reciclagem de materiais como eletrodomésticos ou computadores.
Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. Foto de Paulete Matos.

A meta do governo para reciclar este ano 103 mil toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) vai ficar loge de ser cumprida, alertou esta quinta-feira a associação ambientalista Zero. Segundo a associação, as entidades gestoras “ vão recolher no máximo 48 mil toneladas destes resíduos”, o que nem chega para cumprir metade da meta proposta.

Os REEE são resíduos que contêm vários componentes perigosos para a saúde, para o ambiente e para o clima, razão pela qual a União Europeia estabeleceu metas exigentes para a sua recolha e tratamento, nomeadamente 65% de recolha em 2019, meta à qual Portugal vai ficar muito aquém, uma vez que apenas vai atingir os 30%, acrescentam os ambientalistas.

Para além de o país falhar os objetivos a que se propôs, as entidades gestoras terão de pagar ao Estado uma penalização por esse incumprimento, “através da Taxa de Gestão de Resíduos, num montante de quase 700 mil euros”.

“Estes resultados vêm provar, mais uma vez, a existência de falhas graves na gestão que está a ser feita em Portugal a este tipo de resíduos, situação que pode gerar graves impactos na saúde pública e no ambiente”, alertam os ambientalistas.

Por essa razão, a Zero vai voltar a apresentar queixa junto da Comissão Europeia sobre este incumprimento, depois de já o ter feito em relação aos dados de reciclagem de REEE em 2017, sem que ainda tenha sido dada resposta por parte de Bruxelas em relação a essa queixa.

Termos relacionados Ambiente