You are here

Portugal tem a dívida mais rentável

Em 2018, a dívida portuguesa foi a que mais rendeu na zona euro, a par com a espanhola. Já a dívida italiana perdeu valor.
Foto de Paulo Ito/Flickr

Com o Banco Central Europeu a reduzir gradualmente o programa de compras de ativos, poderia não se ter dado este desfecho. Contudo, o conjunto das obrigações soberanas dos países da zona euro valorizou o ano passado.

Segundo a Reuters, a dívida portuguesa foi a que mais valorizou. No prazo a dez anos a subida foi de 4,6%. Quase a par com a dívida espanhola que subiu para 4,3%. Por sua vez, a dívida alemã ganhou 3,36%.

Em sentido inverso esteve a dívida italiana. Dado o braço de ferro com Bruxelas, os títulos de dívida italianos chegaram a ester a perder quase 10% em outubro. Fecharam o ano a dar um prejuízo de 1,78%.

Uma das explicações para a rentabilidade da dívida portuguesa está nas subidas de rating do nível de lixo pelas maiores agências: a Standard & Poor’s e a Fitch fizeram-no em finais de 2017, a Moody’s apenas tomou essa decisão em outubro de 2018.

Para o ano de 2019 os analistas avançam com possíveis descidas , esperando que o fim do programa de compra de dívida do BCE tenha efeito desse ponto de vista.

Termos relacionados Sociedade
(...)