You are here

"Portugal tem de ser uma voz ativa numa política de asilo diferente"

Catarina Martins prestou declarações na Festa da Diversidade, e, lembrando que esta segunda-feira é o Dia Mundial dos Refugiados.
Catarina Martins, foto de Octávio Passos/Lusa.

Catarina Martins pestou declarações este domingo, marcando presença na 9ª Festa da Diversidade, que decorreu ao longo de sábado e domingo na Ribeira das Naus, em Lisboa. Catarina lembrou que esta segunda-feira é o Dia Mundial dos Refugiados e que "numa Europa que ergue muros e que não deixa quem mais precisa, sequer, candidatar-se a asilo" não chega "Portugal dizer que está disponível para acolher refugiados, temos de ser uma voz ativa numa política de asilo da Europa diferente".

"A política europeia tem sido demasiadamente complacente com forças políticas e governos que têm erguido muros", afirmou a porta-voz do Bloco, que acrescentou que a Europa "precisa que países que levam a sério as questões da diversidade, do asilo, da necessidade de acolher refugiados, se façam ouvir, não se limitem a dizer que querem acolher, exijam uma nova política de asilo na Europa".

"Reconhecendo a diversidade de que somos feitos, reconhecemos também como somos todos tão iguais quando fugimos da guerra ou da fome", afirmou a dirigente bloquista. "A Europa tem a obrigação de acolher os refugiados que nela querem entrar e Portugal tem seguramente a obrigação de fazer mais por uma outra política na Europa que permita acolher todos aqueles que estão a fugir da guerra e que devem ser acolhidos em condições de segurança", concluiu Catarina Martins.

Festa da Diversidade | ESQUERDA.NET

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)