You are here

Portugal livre de petróleo e gás em debate este sábado

O encontro nacional "Portugal livre da exploração de petróleo e gás" realiza-se este sábado à tarde no cinema São Jorge, em Lisboa.
Plataforma petrolífera offshore
Plataforma petrolífera offshore, foto de Behan/Flickr.

Este sábado, 11 de março, o cinema São Jorge, em Lisboa, vai receber ativistas de todo o país para o encontro nacional "Portugal livre da exploração de petróleo e gás". Os ativistas dos vários movimentos contra a exploração de hidrocarbonetos estarão reunidos na parte da manhã numa discussão interna sobre como "coordenar esforços para melhorar a capacidade de resposta, continuada e atempada, dos cidadãos face à movimentação das empresas petrolíferas e à tomada de posição política das instituições", descrevem no seu evento de facebook.

Entre as 15 e as 17h, as portas abrem-se a qualquer pessoa que queira participar numa sessão pública sobre a "gravíssima situação actual resultante dos contratos de exploração do petróleo e gás natural, mas também uma perspectiva geral das políticas ambientais e seu fundamento científico, face à necessidade de uma transição energética para o futuro". Às 17h terá início uma conferência de imprensa para apresentar as conclusões do encontro. 

"Como é público, no dia 11 de Janeiro, o Governo, de forma inesperada, autorizou a realização de um furo ao largo de Aljezur pelo consórcio ENI-GALP ignorando as objecções de instituições e de 42 295 cidadãos, em sede de consulta pública. Neste momento é necessária uma tomada de consciência de todos os cidadãos para impedir este atentado aos direitos ambientais", concluem os ambientalistas. O evento no facebook com mais informações está aqui.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)