You are here

Portugal é o país da Europa onde os salários valem cada vez menos

Os rendimentos do trabalho em Portugal têm um valor cada vez menor se comparado com os ganhos relativos às rendas, juros e lucros. Este desequilíbrio, um dos maiores entre os países europeus, nunca foi tão evidente na história da nossa democracia.
Desde a década de 60 do século passado que o desequilíbrio entre rendimentos do trabalho e de capital não era tão acentuado em Portugal. Foto de Paulete Matos

Portugal é um dos países europeus onde os salários valem cada vez menos se comparados com os ganhos de rendas, juros e lucros. Desta forma, os rendimentos de capital, têm vindo a ganhar uma importância crescente na comparação direta com os rendimentos do trabalho e  são um reflexo do aumento das  desigualdade existentes na economia portuguesa. 

De acordo com dados da Comissão Europeia, no final de 2015 os salários deverão representar apenas 60% do PIB português, um valor menor do que a média europeia e o menor da história da democracia: pelo menos desde a década de 60 do século passado que o desequilíbrio entre rendimentos do trabalho e de capital não era tão acentuado em Portugal. 

Segundo o "Jornal de Negócios", a tendência não se verifica apenas em Portugal já que "na maior parte dos países ocidentais regista-se uma redução da importância dos salários e um crescimento das rendas juros e lucros como fonte principal de rendimento de muitos cidadãos. "

Para aquele jornal, esta situação poderá estar relacionada com a “evolução tecnológica” que apoia a expansão do capital e também na ascensão dos mercados financeiros e da banca, setores que proporcionam fortes lucros e permitem viver com rendimentos elevados sem recurso a salários.

Termos relacionados Política
Comentários (1)