Porto e Coimbra: sessões públicas preparam manifestações pela habitação

A caminho das manifestações de 1 de abril em Lisboa e Porto, a mobilização em defesa do direito à habitação prossegue esta semana com debates na quinta e sexta-feira.
Cartaz da manifestação de 1 de abril em Lisboa e Porto.

Esta sexta-feira, dia 3 de março, realiza-se no Porto uma sessão aberta pelo direito à habitação. Pelas 21h30, na Galeria Geraldes da Silva - Rua de Santo Ildefonso, 225 -, a sessão contará com a participação de Diogo Faro, da associação Casa é um direito, Vasco Barata, da associação Chão das Lutas, e da ativista e arquiteta Joana Batel.

Na quinta-feira, pelas 21h30, a Chão das Lutas organiza outra sessão aberta em Coimbra, nas Galerias Santa Clara - Rua António Augusto Gonçalves, 67 - para discutir a crise na habitação e as ações de mobilização para as manifestações de 1 de abril em Lisboa e Porto.

As manifestações "Casa Para Viver" realizam-se no sábado, 1 de abril, às 15h. Em Lisboa, a concentração tem lugar na Alameda D. Afonso Henriques e no Porto na Praça da Batalha.

Os recentes anúncios do Governo foram recebidos com grande desconfiança por parte dos ativistas, que acusam o executivo de repetir as mesmas promessas há anos e de na prática deixar que a especulação continue à solta nas grandes cidades e não só. Por outro lado, criticam as medidas por significarem mais uma borla fiscal aos grandes proprietários - fundos imobiliários e empresas sediadas em offshores -, que depois de terem adquirido casas a preço de saldo e despejado os anteriores inquilinos, além de beneficiarem das novas rendas a preços especulativos passam a poder beneficiar de isenção sobre as mais valias caso decidam vender os imóveis ao Estado ou às autarquias.

Termos relacionados Habitação, Sociedade