You are here

Porto: Coordenadora Distrital do Bloco organiza marcha em defesa da escola pública

A Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda Porto realiza, no próximo dia 5 de novembro, uma marcha em defesa escola pública no concelho do Porto. O percurso ligará a Escola Alexandre Herculano à Escola do Infante, contando com a participação dos deputados Luís Monteiro e José Soeiro e com a eurodeputada Marisa Matias.
Fotografia de Paulete Matos

Segundo uma nota da Distrital bloquista estas duas escolas são exemplos do abandono dos equipamentos e da degradação material que põe em causa a segurança da comunidade escolar. No caso da Alexandre Herculano, há laboratório​s fechados, tetos a cair e chove em algumas salas de aula. É essencial e urgente recuperar este edifício centenário e travar a política de esvaziamento das turmas e mudança de alunos para outras escolas.

Jána Escola Profissional do Infante, escola que tem apenas um curso aberto e uma turma e meia em funcionamento em 2016/2017, a capacidade instalada é claramente superior ao aproveitamento que a Escola Pública consegue tirar desta. Esta escola, com oficinas de madeiras, metalúrgica, análises laboratoriais, entre outras, apenas ministra o curso de mecatrónica, quando poderia ter aberto turmas para cursos que outras escolas privadas têm aberto e mantido em funcionamento.

Nesta marcha, o Bloco Porto quer também reivindicar o modelo de gestão participada das Escolas. As comunidades escolares devem regressar à gestão democrática, rejeitando a institucionalização da figura do diretor omnipotente. Por outro lado, é necessário parar o processo de municipalização do ensino que transfere competências e que inclui a responsabilidade total ou parcial em matéria de gestão e contratação de pessoal. 

No dia 5, o ponto de encontro é às 11h, em frente à Junta de Freguesia do Bonfim.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)