You are here

"Porquê a Marisa?", por Cristina Janicas

Texto de apoio de professora e atriz Cristina Janicas à candidatura presidencial de Marisa Matias.

Sabemo-nos próximas mas nunca percorremos o mesmo caminho político (pelo menos lado a lado).

Desta vez aconteceu eu querer trilhar o caminho ao lado dela.

Porquê? Questionei-me e questionaram-me.

Por uma razão que alguns teimam em não reconhecer como essencial no contexto político: uma questão de afetos (aos afetos voltarei mais tarde).

Claro que, racionalmente, não votaria nem apoiaria a Marisa se ela não defendesse um projeto político de esquerda (se ela não pertencesse à área política onde me movo)… se ela não defendesse uma política justa, humana e solidária.

Não votaria na Marisa se ela não trilhasse o caminho da mudança, o caminho que nos permite recuperar a nossa dignidade (nossa… enquanto pessoas e nossa enquanto país)…

Mas a Marisa garante todas estas condições e mais… ela pode ajudar a recuperar a justiça, a igualdade e a liberdade de quem vive, aqui, neste espaço e neste tempo… de quem tem sido desrespeitado e maltratado.

Tenho acompanhado o trabalho que tem realizado e reconheço-a como uma mulher (e ser mulher para mim, também, faz diferença)… uma mulher inteligente, séria, livre, que pode fazer a diferença num mundo cada vez mais injusto e onde temos de, com urgência, conquistar a esperança e a justiça perdidas.

A Marisa não se deixa ir pela «morna segurança dos poderes e verdades estabelecidas». Ela é combativa e verdadeira. A sua tenacidade na luta, a sua autenticidade  encanta-me e cativa-me.

Sim! A política pode ser um lugar de encantamento.

Voltemos à pergunta inicial: porquê a Marisa?

Porque, para além das razões enunciadas e outras razões que não referi (mas há muitas que me tocam), é uma questão de afetos:

Eu gosto muito dela…

Eu acredito nela.

Acredito que a candidatura da Marisa é uma candidatura em nome da esperança de um país novo e justo.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Marisa 2016, Política
(...)