You are here
“As populações do interior não podem mais ter apenas declarações de intenções”

Decorreu esta quarta-feira, dia 4 de novembro, a audição parlamentar à Ministra da Coesão Territorial no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021. A deputada do Bloco de Esquerda, Isabel Pires, começou por dizer que “sobre o Ministério da Coesão Territorial tem havido um enorme fosso entre as intenções com que se criou este Ministério e a realidade”.
Por isso, a deputada apresentou algumas questões à ministra Ana Abrunhosa, nomeadamente as relacionadas com a valorização do interior. Isabel Pires referiu que “têm sido sucessivamente apresentados programas, dados para a fixação de postos de trabalho no interior, promoção para novas áreas de negócio, mas temos visto pouca concretização”.
Para o Bloco, estes programas só por si não respondem às necessidades das populações. A deputada afirmou que as medidas de criação de serviços públicos são “propostas que vemos ano após ano em todos os orçamentos e as regiões do interior continuam na prática sem ver grande concretização”.
As portagens também foi outro dos temas abordados pela deputada Isabel Pires: “A senhora ministra diz que não está satisfeita com a proposta do próprio governo, o PS diz que a proposta é curta. A questão que coloca populações, movimentos, autarquias, associações já que ninguém está satisfeito com a proposta é se vai haver aqui uma alteração para podermos ir mais rapidamente ao encontro da reivindicação justa da abolição das portagens”.
Por sua vez, a deputada do Bloco, Fabíola Cardoso, levantou a questão da passagem transfronteiriça de Cedilho. A deputada referiu que vê positivamente as propostas das ligações transfronteiriças, nomeadamente a construção do acesso de Cedilho e “esperamos que se concretize esta reivindicação das populações”.
Artigo de Interior do Avesso.
Add new comment