Ponte 25 de Abril: Bloco questiona Governo

08 de March 2018 - 14:29
PARTILHAR
Heitor de Sousa manifesta “grande perplexidade” por ser o Estado a pagar as obras necessárias - Foto de Paulete Matos

“É surpreendente, sabendo que existe uma Parceria Público-Privada, com a Lusoponte para a gestão das pontes Vasco da Gama e 25 de abril, é motivo de grande perplexidade que seja o Estado a pagar 20 milhões de euros”, declarou aos jornalistas o deputado bloquista Heitor de Sousa, que considerou que essas obras “deveriam estar integradas nesse contrato”.

A revista Visão divulgou, nesta quinta-feira, 8 de março, a existência de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que alerta para fissuras na ponte 25 de Abril e defende a necessidade de obras urgentes. A revista refere que o relatório é confidencial e foi enviado ao governo há seis meses.

Segundo a Lusa, o deputado Heitor de Sousa afirmou que é “surpreendente que a notícia de uma intervenção urgente surja agora, sabendo-se que existe uma monitorização e fiscalização permanente da parte das entidades, nomeadamente do LNEC”.

O deputado bloquista alerta também para o efeito de obras prolongadas e estranha que o Governo tenha sido alertado já há seis meses, lembrando que o concurso público internacional precisa de seis meses.

Segundo a Lusa, a Infraestruturas de Portugal anunciou, nesta quarta-feira, véspera da saída da notícia na Visão que a ponte 25 de Abril terá obras de manutenção durante dois anos, estando previsto o lançamento do concurso internacional ainda neste mês.