Ponta Delgada aprova plano de combate à violência contra as mulheres

Proposta aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal partiu do Bloco. Prevê plano de acções integradas para combate a todas as formas de violência sobre as mulheres.
Mulher de costas com hematomas nos ombros.
Violência doméstica, foto de CMY Kane/Flickr.

O Jornal “Diário da Lagoa” noticia a aprovação por unanimidade na Assembleia Municipal de Ponta Delgada de uma proposta, que partiu do grupo do Bloco, para a criação de um plano de acções integradas para o combate à violência contra as mulheres, em todas as suas formas.

“Não podemos deixar de continuar a agir, e com cada vez maior determinação, para combater as causas destas violências, eliminando a discriminação e alterando as mentalidades que a perpetuam” pode ler-se no documento aprovado. “Temos de actuar para a sua prevenção, bem como para proteger e apoiar as suas vítimas e perseguir penalmente os seus autores”, prossegue o documento.

A proposta foi entregue de forma a assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinalado a 25 de novembro. O plano será agora desenvolvido em parceria com associações e outras entidades.

Nos últimos 12 anos foram assassinadas, por violência de género, 12 mulheres nos Açores e mais de 450 mulheres fem todo o país, além da violência física, sexual, psicológica, económica e simbólica de que continuam a ser vítimas.

Veja aqui a reportagem da marcha em Lisboa contra a violência sobre as mulheres: