You are here

Polónia: Vacas doentes abatidas para consumo

Filmagens com uma câmara oculta num matadouro na região de Mazóvia mostram vacas incapazes de andar, com feridas e tumores, a serem abatidas para consumo. A Polónia é um dos principais exportadores de carne dentro da União Europeia.

As imagens, captadas por jornalistas de um programa de investigação que se infiltraram no matadouro no final do ano passado, e que foram divulgadas pela polaca TVN24, mostram vacas totalmente incapazes de andar a serem arrastadas de camiões mediante cordas amaradas às patas ou chifres.

Conforme relata o The Guardian, os trabalhadores do matadouro preparam as carcaças dos animais retirando feridas e tumores que revelam que não só as vacas estavam doentes, como também tinham passado vários dias deitadas sobre um dos lados. Durante este processo, não há sinal da existência de qualquer responsável sanitário.

Vários especialistas já reagiram às imagens, manifestando a sua preocupação face aos possíveis riscos para a saúde humana.

"Se há qualquer prova de que alguma desta carne saiu da Polónia, então há o potencial para um alerta de segurança europeu, com o envolvimento das agências reguladoras e, potencialmente, das forças policiais em toda a Europa”, destaca Chris Elliot, especialista em segurança alimentar e fundador do Instituto para a Segurança Alimental Global, citado pelo The Guardian.

Um dos jornalistas infiltrados no matadouro durante três semanas deixa relatos assustadores: "Recebi ordens dos meus supervisores para marcar a carne como saudável e, basicamente, torná-la bonita. Foi horrível, acreditem. O cheiro de carne a apodrecer só dá vontade de vomitar. Tinha de a deixar mais bonita, raspando-a com a minha faca”, avança Patryk Szczepaniak.

"É suposto os veterinários estarem lá antes, durante e depois da matança, mas em quase três semanas a trabalhar no matadouro, só o vi de manhã, a tratar de papelada e a examinar rapidamente as cabeças das vacas", acrescenta Szczepaniak, sublinhando que “no papel tudo está bem, mas na realidade é um desastre”.

Em 2017, a Polónia exportou mais de 415 milhões de quilos de carne de vaca, o equivalente a cerca de 80% da sua produção total.

O responsável pelas inspeções veterinárias da Mazóvia, Paweł Jakubcza, já veio anunciar que o veterinário envolvido e o seu supervisor foram dispensados e que as autoridades já abriram uma investigação.

Termos relacionados Animais, Internacional
(...)