You are here
Polícia francesa proíbe manifestação da “Nuit Debout”

“A prefeitura da polícia decidiu hoje, como medida preventiva, limitar a duração da Nuit Debout” [Noite de Pé], anunciou, por comunicado, esta segunda-feira a autoridade policial de Paris.
A polícia decidiu proibir todas as iniciativas relacionadas com a Nuit Debout, entre as 22 horas de terça-feira até às 7 horas de quarta-feira, bem como todas as manifestações espontâneas que possam resultar a partir da Praça da República.
A razão para esta decisão, segundo a policia parisiense, deve-se aos incidentes violentos ocorridos na noite de domingo na Praça da República. No perímetro desta célebre praça da capital francesa estarão também proibidas a posse de “todo objeto suscetível de constituir uma arma”, ou “ser utilizado como projétil que represente ameaça para a segurança das pessoas, em particular garrafas de vidro”, o “consumo e venda de álcool” e o “estacionamento de viaturas ligeiras”.
Trata-se de uma nova restrição, que se junta a anteriores proibições após vários incidentes semelhantes. Nenhuma destas medidas, que têm limitado a liberdade dos manifestantes do Nuit Debout, conseguiram, no entanto, impedir os distúrbios,
Bernard Cazeneuve, ministro da Administração Interna, pediu aos organizadores da manifestação um serviço de ordem organizado e facilmente identificável para que seja possível isolar os instigadores de distúrbios ou assinalar indivíduos que apresentem um risco para a segurança dos protestos.
Desde o começo das manifestações contra a reforma laboral do Partido Socialista francês, conhecida como “Lei Macron”, 961 pessoas foram detidas, segundo Cazeneuve.
O ministro solicitou às câmaras municipais que fixassem um “horário razoável de dispersão” para as reuniões organizadas para a Nuit Debout, que se espalham um pouco por todo o país, e deu ordem para “evacuar as praças ocupadas se isso for necessário”.
Add new comment