You are here

Polícia da Macedónia ataca refugiados com gás lacrimogéneo

Centenas de refugiados foram alvo de violência policial durante um protesto contra o encerramento da fronteira entre Grécia e Macedónia. Várias crianças necessitaram de assistência médica.

Segundo a Reuters, a polícia utilizou gás lacrimogéneo e carregou sobre os refugiados que tentaram forçar a entrada na Macedónia e que se sentaram na linha férrea em protesto contra o encerramento das fronteiras.

A organização não-governamental Médicos do Mundo (MdM) refere que "pelo menos 30 pessoas pediram tratamento, entre as quais numerosas crianças".

No posto fronteiriço grego de Idomeni estão atualmente perto de oito mil migrantes, quatro vezes mais do que a capacidade dos dois campos ali existentes. Destes, "40 por cento são mulheres e crianças", assinalou Viki Markolefa, dos MdM, em declarações à agência France Presse (AFP).

"Ninguém nos explica porque é não podemos atravessar [a fronteira]. É muito difícil ficar aqui, não há sítio para dormir nem comida e não posso regressar a Alepo", afirmou Abdaljalil, um sírio de 22 anos, à AFP.

Desde que as autoridades de Skopje impuseram a limitação das entradas de refugiados a poucas centenas por dia, a fronteira está a funcionar a conta-gotas, causando o desespero entre as milhares de pessoas que já não têm abrigo para passar a noite, nem como satisfazer as suas necessidades mais básicas.

A Grécia já veio entretanto advertir que o número atual de refugiados no seu território, de cerca de 22.000, poderá aumentar rapidamente para 70.000.

Live scenes: Thousands of refugees force through Greece-Macedonia border fence

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Crise dos refugiados, Internacional
(...)