You are here

Polícia agride manifestantes pró-independência da Catalunha

Este sábado, em véspera de eleições pró-independência da Catalunha, manifestantes foram agredidos pela polícia regional catalã e pela Polícia Nacional.
Fotografia: Catalan National Day/Flickr
Fotografia: Catalan National Day/Flickr

Com o espetro político cada vez mais fragmentado a Espanha regressa este domingo às mesas de voto para a realização de eleições gerais mas na véspera a violência foi visível na Catalunha.

A carga policial deu-se após um grupo de manifestantes ter montado uma barricada com caixotes do lixo. A comunicação social tem noticiado que a polícia investiu sobre um grupo para cada vez menor em relação ao início da manifestação, na praça da Catalunha.

Os manifestantes defendiam a independência da Catalunha e a libertação dos presos políticos.

Na praça de Urquinaona, a uma quarteirão da praça da Catalunha, estavam pelo menos oito carrinhas da polícia autonómica.

A marcha dos Comités de Defesa da República (CDR) iniciou-se no centro de Barcelona com cânticos pela libertação dos presos políticos, no dia de reflexão eleitoral para as legislativas deste domingo. Em meio ano, é a segunda vez que cerca de 37 milhões de espanhóis vão às urnas para votar. As últimas sondagens apontam para uma vitória do PSOE, encabeçado por Pedro Sanchez. À semelhança do que aconteceu há seis meses, as sondagens apontam para maioria relativa.

Assim, os resultados das eleições deste domingo não deverão ser qualitativamente diferentes dos de abril passado, adivinhando-se que o PSOE venha a ter dificuldades na governação. Embora não vença, tudo indica que a direita saia reforçada.

Termos relacionados Internacional
(...)