You are here

Podemos e IU anunciam acordo para as eleições de 26 de junho

Pablo Iglesias e Alberto Garzón anunciaram nas redes sociais o pré-acordo eleitoral para concorrerem juntos nas legislativas. Sondagem indica que uma coligação entre Podemos e IU juntos ultrapassa o PSOE e torna-se a primeira força política espanhola entre os eleitores com menos de 55 anos.
#Sumamosparaganar é a hashtag escolhida para o "acordo histórico" da esquerda em Espanha.

Com um encontro na simbólica Praça do Sol, em Madrid, os líderes do Podemos e da Izquierda Unida anunciaram o entendimento alcançado após semanas de negociações políticas. E de forma original, gravada em dois vídeos, com cada um a transmitir a sua mensagem enquanto caminha pela praça, terminando no encontro e na revelação da “surpresa” que estava anunciada desde o início da tarde.

 

 

 

Veja aqui os vídeos de Pablo Iglesias e Alberto Garzón:

 

Sondagem indica crescimento eleitoral à esquerda do PSOE

O barómetro de abril do instituto oficial CIS revela que apenas 5% dos espanhóis assume que mudaria o seu voto caso soubesse antes o resultado que teria a última eleição e que os dois partidos do Bloco central. Uma eventual coligação Podemos/IU recolhe mais intenção de voto do que o PSOE e ultrapassa mesmo o PP na faixa etária acima dos 55 anos, conclui o barómetro.

Com nenhum partido a conseguir formar entendimentos para uma maioria de governo no parlamento, as eleições marcadas para 26 de junho podem vir a traduzir-se em mais deputados à esquerda do PSOE, também graças à composição dos círculos eleitorais que teria beneficiado a concentração de votos.

O pré-acordo entre Podemos e IU será divulgado esta segunda-feira à noite e irá ser submetido às bases dos dois partidos nos dias 10 e 11 de maio.

 

Termos relacionados Espanha: eleições 26J, Internacional
Comentários (1)