You are here
Podemos: Consulta interna dá vitória curta a Iglesias

A assembleia de refundação do Podemos – também conhecida por Vistalegre II – terá lugar entre 10 e 12 de fevereiro e propõe-se estabelecer as bases para a organização do partido após dois anos de intensa atividade eleitoral em Espanha.
As propostas agora submetidas a votação diziam respeito ao funcionamento e sistema de votação a adotar na assembleia. A proposta apoiada por Pablo Iglesias – Podemos para todas, que defendia a votação conjunta dos programas e listas para a direção do partido, em que a mais votada é beneficiada em termos de lugares – obteve 41.6% dos votos, ultrapassando por apenas 2.400 votos a proposta liderada pelo seu nº 2, Iñigo Errejón – Recuperar la ilusión, que defendia a votação separada e maior proporcionalidade, obtendo 39.1% dos votos. Outra proposta, subscrita pela corrente Anticapitalistas de Miguel Urbán e Teresa Rodriguez – Podemos en movimiento, que defendia um sistema proporcional e a descentralização das decisões – obteve 10% dos votos.
Definido o sistema de votação, no qual participaram 99.162 pessoas (39% dos inscritos ativos), seguir-se-á em janeiro a apresentação dos projetos políticos para o debate interno no Podemos. Pablo Iglesias deverá permanecer como na liderança do Podemos, dado que nenhuma das correntes deverá apresentar uma alternativa ao seu cargo.
Add new comment