You are here

Podcast "Lado a Lado" está de regresso

Esta semana, Marisa Matias e José Gusmão fazem um ponto de situação sobre o Plano Europeu de Recuperação e a polémica sobre os recursos próprios. Os eurodeputados do Bloco conversam ainda sobre a tragédia humanitária dos refugiados na Grécia e a situação na Bielorússia.
Podcast Lado a Lado.
Podcast Lado a Lado.

O verão ainda não acabou, mas são muitos os desafios com que nos confrontamos no plano europeu. Marisa Matias e José Gusmão dão conta do estado do debate sobre o Plano Europeu de Recuperação e a “necessidade de impedir que haja uma espécie de moeda de troca para o Fundo de Recuperação, que são os cortes no orçamento”.

No que respeita à “polémica sobre os recursos próprios”, os eurodeputados explicam que, tendo em conta que o fundo de recuperação assenta em dívida, se não existirem recursos próprios o fundo terá de ser reembolsado em orçamentos futuros, transformando-se num mero mecanismo de adiantamento de dinheiro.

O adiamento, no Parlamento Europeu, de vários impostos, como o imposto sobre as transações financeiras e a taxação das multinacionais, é entendido, por ambos os deputados, como uma forma de adiar para nunca pôr em prática. No que respeita ao mercado de emissões de carbono, Marisa Matias e José Gusmão assinalam que o mesmo não permite a redução das emissões, permitindo que os Estados que mais emitem possam comprar quotas a quem emite menos. E que este mecanismo é adotado em detrimento de um imposto transfronteirirço sobre o carbono que permitiria introduzir uma nova lógica e penalizar o grande comércio com maior pegada ecológica.

Os cortes no orçamento europeu, nomeadamente os cortes na ciência, agravam o subfinanciamento que já se faz sentir, alertam, por sua vez, os eurodeputados.

O abandono de refugiados no Mediterrâneo, que reflete o “comportamento genocida da União Europeia”, e a situação na Bielorússia também estiveram em discussão.

O podcast pode ser visto e ouvido no facebook:

 

 

E, pode ser ouvido em https://podcasts.apple.com/pt/podcast/lado-a-lado/id1516692592 ou https://open.spotify.com/episode/7csE4U6arjphrUrvRiEklb ou noutras plataformas
 

Termos relacionados Política
(...)