Plenário de trabalhadores da TST/Arriva suspende greve

O plenário de trabalhadores, realizado esta terça-feira, aceitou a proposta de aumento salarial apresentada pela empresa e decidiu continuar a negociação com a nova administração de outros pontos, como o trabalho extraordinário, as diuturnidades e o subsídio de alimentação.
Trabalhadores da TST decidiram aceitar a proposta da administração, tendo em conta o compromisso de continuação das negociações de outros pontos

Os sindicatos reuniram esta terça-feira com o novo administrador da TST, José Pires Fonseca, que iniciou funções em 3 de junho. Em plenário, os trabalhadores decidiram aceitar a proposta que a administração apresentou no primeiro dia de greve, que estava marcada para terça e quarta-feira, e suspenderam a greve a partir desta quarta-feira.

À Lusa, João Saúde, da Fectrans – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, anunciou: “o plenário decidiu aceitar a proposta da empresa, ou seja, 685 euros em julho e agosto, e depois 700 euros a partir de setembro e até ao final do ano”.

A administração garantiu ainda a disponibilidade para iniciar já as negociações sobre outras questões, como o trabalho extraordinário, as diuturnidades e o subsídio de alimentação. “Com base nessa garantia do senhor administrador, os trabalhadores deram aval aos sindicatos para suspender a greve”, referiu o sindicalista, acrescentando que a paralisação vai manter-se neste primeiro dia (hoje) e só está suspensa na quarta-feira.

Os trabalhadores da TST/Arriva queriam um aumento dos salários para 750 euros mensais, mas decidiram aceitar a proposta da administração, tendo em conta o compromisso de continuação das negociações de outros pontos.

A greve de 48 horas realizava-se pelo quarto mês consecutivo e, tal como as anteriorer, estava a ter uma adesão superior a 95%, provocando a supressão de carreiras em toda a península de Setúbal, incluindo as ligações a Lisboa.

Termos relacionados Sociedade