“Pichagem na estátua do Padre António Vieira visou descredibilizar movimento anti-racista”

Catarina Martins sublinhou ainda que este tipo de atos tenta descredibilizar “um movimento muito sério pela igualdade e pela dignidade” e frisou que o Bloco se revê nos milhares de pessoas que saíram à rua para combater o racismo e defender os direitos humanos.
Câmara Municipal de Lisboa procedeu à limpeza da estátua do Padre António Vieira, nesta sexta-feira - Foto da CML

A coordenadora do Bloco de Esquerda, falando em Braga, à margem de uma reunião com a Comissão de Trabalhadores da Bosch, foi questionada pelos jornalistas sobre a pinchagem na estátua do Padre António Vieira, em Lisboa.

“Não faço a mínima ideia de quem é que achou boa ideia fazer uma pichagem na estátua. Quem o fez, tenta descredibilizar o movimento anti-racista, porque essa seria sempre a pior forma de lançar o debate”, afirmou Catarina Martins.

“O Bloco de Esquerda revê-se, isso sim, nos milhares de jovens que saíram à rua pelos direitos humanos, para combater o racismo, pelos milhões que em todo o mundo querem que as pessoas sejam respeitadas, querem direitos humanos iguais. Esse é o grande combate anti-racista e este tipo de atos e discussões tenta descredibilizar esse movimento, que é um movimento muito sério, muito necessário, pela igualdade e pela dignidade”, realçou ainda Catarina Martins.

A estátua foi pinchada na quinta-feira, mas já foi limpa pela Câmara Municipal de Lisboa, nesta sexta-feira, 12 de junho.

Termos relacionados Política