Piatec usa argumentos falsos para proceder a despedimento coletivo

Empresa alegou demasiado trabalho pendente para que trabalhadores não fizessem uso dos dias semanais livres a que têm direito. Ao mesmo tempo, procedeu a um despedimento coletivo. Bloco já questionou o governo sobre a situação.
Fotografia de Paulete Matos

Ao abrigo do código de trabalho, os trabalhadores despedidos têm direito a dois dias por semana para procura ativa de emprego. Contudo, no final da passa quarta-feira, dia 24 de outubro, o diretor geral da empresa, Valter Neves, reuniu com as trabalhadoras do setor da “escolha visual”, abrangidas pelo despedimento coletivo, e solicitou-lhes que não fizessem uso dos dois dias semanais a que têm direito, alegando que a empresa tem muito trabalho e precisa de que estejam ativas. Caso o fizessem, receberiam um prémio de 200 euros.

O Bloco de Esquerda já tinha contestado a argumentação da empresa ao justificar o despedimento coletivo de 41 trabalhadores. Há poucos meses a empresa, solicitou a autorização para laboração contínua alegando que precisava de aumentar a produção para fazer face às encomendas. Também há pouco tempo a mesma empresa pediu o estatuto PIN para a ampliação das instalações, comprometendo-se com o aumento dos postos de trabalho.

“A situação que agora aqui se relata é mais uma a prova de que a empresa não tem falta de encomendas; pretende, apenas e só, despedir trabalhadores que não aceitem a laboração contínua que a empresa quer impor”, afirma o Bloco de Esquerda de Aveiro em comunicado.

“Se tivesse falta de encomendas – como alega no processo de despedimento coletivo –, teria de pedir às trabalhadoras que aparentemente são excedentárias para abdicar dos seus direitos e ficar a trabalhar porque são necessárias?”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Acreditando que a empresa está a enganar deliberadamente as entidades públicas e o próprio Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Moisés Ferreira, deputado do Bloco, já questionou o governo.

Termos relacionados Política