You are here

Petição por uma nova estratégia nacional de integração de sem-abrigo reúne 4 mil assinaturas

Petição organizada pela Comunidade Vida e Paz pretende uma atualização da antiga Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em situação de Sem-Abrigo, que terminou em 2015.
Sem abrigo. Foto de Paulete Matos.
Foto de Paulete Matos.

Uma petição que exige uma estratégia nacional de intervenção para os sem-abrigo, organizada pela Comunidade Vida e Paz e que conta já com mais de 4 mil assinaturas, será entregue na Presidência da República. 

Lançada no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza pela Comunidade Vida e Paz, a petição apela ao Governo que promova uma “estratégia nacional de intervenção pela dignidade humana das pessoas em situação de sem-abrigo”, com o horizonte a 2020.

Segundo o Presidente da organização, a antiga Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em situação de Sem-Abrigo (2009-2015) visava “uma tomada de consciência da existência deste fenómeno social complexo e da necessidade de uma melhor articulação entre as respostas já existentes que evitasse uma duplicação de esforços e recursos públicos e privados”. 

O que a organização pede agora é que o atual governo atualize o programa de forma a responder aos desafios futuros. Em particular, apela a que sejam criados apoios “à utilização de habitações, no âmbito de uma política social de habitação, que permita o alojamento temporário e evite logo que possível a vida na rua.”

Apela ainda à adoção de “um modelo de governação integrada (Segurança Social, Justiça, Saúde, Igualdade, Economia Social e Solidária) na gestão deste problema social tão complexo” e ao desenvolvimento de “um sistema de informação que possibilite um acompanhamento próximo e integrado das situações” e legislar a possibilidade de uma morada postal para estas situações. 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)