You are here

Período entre 2011 e 2015 é o mais quente já registado

Média da temperatura global em 2015 deverá alcançar 'a simbólica e significante marca de 1º C' acima do nível da era pré-industrial, entre 1880 e 1899, anunciou nesta quarta-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas.
Gráfico mostra anomalias nas temperaturas do planeta por região entre janeiro e outubro de 2015

Segundo a OMM, os anos entre 2011 e 2015 são o período mais quente já registado na história, com 2015 caminhando para ser o ano mais quente já registado. Um estudo divulgado nesta quarta-feira, 25 de novembro, apontou que a média da temperatura global neste ano deverá “alcançar a simbólica e significante marca de 1º C” acima do nível da era pré-industrial, entre 1880 e 1899.

Segundo o relatório, a causa do aumento das temperaturas nos últimos cinco anos são as mudanças climáticas provocadas por ação humana e o forte El Niño - fenómeno de aquecimento das águas do Pacífico Sul que repercute no clima mundial - registado neste ano.

“Esse impacto extra na temperatura, quando combinado com o aquecimento de longa data do planeta por conta da emissão de gases como o dióxido de carbono causada por humanos, torna virtualmente certo que 2015 será o segundo ano mais quente consecutivo já registado na Terra”, declarou o meteorologista Jeff Masters. Até ao momento, o ano mais quente já registado é 2014.

“São más notícias para o planeta”, declarou em nota Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.

Em 2015, os níveis de dióxido de carbono (CO2) atingiram a marca inédita de 400 partes por milhão no hemisfério norte. Cientistas defendem que a taxa máxima para evitar os malefícios do aquecimento global é de 350 partes por milhão. Destruição de ecossistemas, o aumento do nível dos oceanos e intensificação de tempestades estão entre os efeitos das temperaturas elevadas.

O anúncio da OMM veio dias antes de começar a COP21, a cimeira da ONU que reúne líderes mundiais sobre as mudanças climáticas, em Paris.

Artigo publicado em Opera Mundi.

Termos relacionados Ambiente
(...)