You are here

Perfis falsos nas redes provocam demissão de consultor de Rui Rio

Uma reportagem sobre a origem da propagação de mentiras nas redes sociais contra os adversários do PSD expôs as ligações a Rodrigo Gonçalves. O conselheiro nacional laranja demitiu-se do cargo de consultor de comunicação do partido.
Foto de keishkakeishka/Flickr

Uma campanha de difamação e mentiras contra adversários do PSD nas redes sociais, promovida por uma pequena rede de perfis falsos no Twitter, ficou exposta numa reportagem do Diário de Notícias deste sábado. Os perfis tinham apenas quatro seguidores reais, entre os quais se contavam o ex-autarca e consultor de comunicação do PSD Rodrigo Gonçalves, que há anos é apontado como um dos principais caciques do voto nas eleições internas do partido em Lisboa.

A divulgação desta campanha terá levado em seguida à apresentação do pedido de demissão por parte de Gonçalves, que em comunicado afirma não ter “nenhuma ligação” às contas falsas que espalhavam mentiras e insultos no Twitter.

Rodrigo Gonçalves atribui a notícia a a alegadas "agendas pessoais de "fontes" internas e externas ao PSD”, apesar da reportagem ser fundamentada em depoimentos de fontes identificadas, como o grupo de investigadores do ISCTE que desenvolve um trabalho sobre este tipo de aproveitamento das redes sociais para campanhas de intoxicação da opinião pública.

"Mantenho, no plano político, o meu total empenho, como faço desde a primeira hora, mas agora ainda mais reforçado, para fazer vencer o projeto do PSD e do Dr. Rui Rio, ultrapassando todos os obstáculos reais ou fabricados que se apresentem no caminho”, promete Rodrigo Gonçalves no comunicado de despedida do cargo de consultor de comunicação do PSD.

Termos relacionados Política
(...)