Entrevistado pela TSF esta quinta-feira para reagir à composição do novo Governo, Pedro Filipe Soares anunciou que a bancada bloquista em São Bento, agora com 5 deputadas e deputados, aprovou a sua recondução na liderança parlamentar. “Ter um Governo paritário é um ponto positivo, tal como é um dos pontos positivos do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, que tem mais mulheres do que homens. É para mim um motivo de orgulho ter novamente a confiança para poder continuar como líder parlamentar neste contexto, com essa paridade reforçada”, afirmou.
Quanto ao novo executivo, “só depois de conhecer as suas políticas é que perceberemos se é de facto uma equipa, se tem boas ideias para o país e se vai resolver os grandes problemas do país num contexto em que as debilidades estruturais pré-existentes à pandemia ainda estão por ultrapassar. Temos também uma Europa em crise, com uma guerra que ninguém desejava mas que irresponsavelmente e de forma brutal a Rússia está a levar a cabo”, prosseguiu Pedro Filipe Soares.
Por entre os “desafios enormes que vão afetar a economia do país e provavelmente agravar desigualdades, resta saber se o Governo terá a coragem para ter as políticas públicas necessárias para responder à inflação, à criação de emprego, aos problemas da economia portuguesa”, apontou.
Pedro Filipe Soares disse ainda que as prioridades da nova bancada do Bloco na Assembleia da República passam por concluir “dossiers que vêm da legislatura passada e que necessitam urgentemente ser lei para responder a problemas fundamentais, como a eutanásia”, a par das respostas aos novos problemas que a sociedade enfrenta hoje por causa da guerra e que exigem soluções para travar o aumento dos combustíveis, reforçar os serviços públicos e combater às desigualdades. Além disso, “o planeta exige da humanidade que haja uma resposta à crise climática” e o Bloco pretende continuar a levar propostas nesse sentido a debate em São Bento.