You are here

“Paschal Prudente”: quem é o novo presidente do Eurogrupo?

O ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, é o novo presidente do Eurogrupo, que reúne os 19 ministros com essa pasta nos países da Zona Euro. Ex-quadro da Procter and Gamble, Donohoe opõe-se a uma abordagem europeia para a tributação das multinacionais.
Paschal Donohoe. Foto Comissão Europeia.

O irlandês, que sucede a Mário Centeno, foi eleito na quinta-feira por votação secreta e superou a concorrência da espanhola Nádia Calviño e do luxemburguês Pierre Gramegna.

Donohoe é membro do partido Fine Gael, que pertence à família política do Partido Popular Europeu (PPE), onde se integram o PSD e o CDS. É conhecido pela sua abordagem conservadora em relação à gestão das contas públicas, tendo sido responsável pelo primeiro excedente orçamental da Irlanda na última década, registado em 2018.

Donohoe trabalhou durante uma década na empresa Procter and Gamble antes de ser eleito para o Parlamento irlandês. Seguiram-se os cargos de ministro dos Assuntos Europeus e do Turismo antes de chegar às Finanças, onde ganhou a alcunha de “Paschal Prudente”, por ter apostado na restrição da despesa pública para atingir excedentes orçamentais.

Além disso, Donohoe é um opositor de uma abordagem europeia para a tributação das multinacionais. Este tema tem estado em destaque devido às negociações na OCDE para a criação de um imposto digital a nível global que permita travar a corrida para o fundo em termos de tributação. Donohoe opôs-se recentemente a que a UE avançasse sozinha caso não houvesse um acordo internacional, o que está relacionado com o facto de a Irlanda ser um dos principais paraísos fiscais europeus, recorrendo a taxas de imposto efetivas mais baixas para atrair as empresas e captar receita fiscal devida noutros países.

Este pode ser um problema político importante, já que as negociações sobre o financiamento do Fundo de Recuperação europeu e do próximo orçamento comunitário incluem um debate sobre o aumento dos recursos próprios da UE, através da criação de impostos sobre os gigantes digitais, o carbono ou as transações financeiras. Tendo em conta que a Irlanda se costuma opor a este tipo de impostos europeus, a eleição de Donohoe poderá dificultar o consenso.

No Twitter, o novo presidente do Eurogrupo escreveu: "Estou profundamente honrado por ter sido eleito [...] Estou desejoso de trabalhar com todos os meus colegas do Eurogrupo nos próximos anos, para garantir uma recuperação justa e inclusiva para todos, enfrentando os desafios pela frente com determinação".

Termos relacionados #CriseGlobal, Internacional
(...)