You are here

Pandemia: Está na hora de aliviar medidas e reforçar o SNS

Os peritos reuniram esta quarta-feira no Infarmed para recomendar o alívio das restrições face à covid-19. Bloco de Esquerda alerta para a urgência do reforço do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente a valorização dos seus profissionais.
Peritos defendem que a máscara passe a ser obrigatória apenas nos espaços interiores públicos, sobretudo nos serviços de saúde e nos transportes – Foto de Pedro Almeida
Peritos defendem que a máscara passe a ser obrigatória apenas nos espaços interiores públicos, sobretudo nos serviços de saúde e nos transportes – Foto de Pedro Almeida

As sugestões feitas pelos peritos apontam para um alívio das medidas contra a pandemia, nomeadamente acabar com as limitações nos acessos às lojas, bares e discotecas. Quanto ao uso da máscara, defendem que passe a ser obrigatória apenas nos espaços interiores públicos, sobretudo nos serviços de saúde e nos transportes. As pessoas especialistas apontam ainda que o uso de certificado seja apenas para o acesso aos serviços de saúde. No espaço exterior sugerem que o uso da máscara se limite às áreas com grande densidade populacional.

Bloco defende reforço do SNS e valorização dos seus profissionais

Moisés Ferreira afirmou aos jornalistas na Assembleia da República que “no que toca ao Bloco consideramos que é tempo de fazer o levantamento da esmagadora maioria das medidas que ainda vigoram", porque "hoje temos uma vacina, porque estarão para entrar medicamentos, porque esta variante é menos perigosa e porque temos que ter normalidade na sociedade, mesmo na fase endémica desta nova doença”.

O dirigente bloquista defendeu também o “levantamento imediato” de muitas restrições, entre as quais o uso de máscara no exterior, assim como “acabar com questões como limitações no acesso a determinados espaços, a questão do uso do certificado ser muito restrito”. E acrescentou ainda que esse alívio deve ser “com a perspetiva de daqui a uma, duas, três, quatro semanas, essas medidas também serem levantadas. E, portanto, termos no curto prazo o levantamento de todas as medidas”, desde que não haja agravamento da pandemia.

mais importante é garantir que esse orçamento não é, como está a acontecer atualmente, predado pelo setor privado e pelos interesses privados

“Mais importante até do que neste momento o levantamento de medidas, que é algo normal e natural e que deve acontecer rapidamente, é mesmo fazer o reforço do SNS, a valorização dos profissionais do SNS”, destacou Moisés Ferreira.

E explicou que “isso faz-se obviamente garantindo não só um melhor orçamento para o SNS, mas uma coisa ainda mais importante do que isso é garantir que esse orçamento não é, como está a acontecer atualmente, predado pelo setor privado e pelos interesses privados que usam esse orçamento para crescer, mas que ao fazê-lo estão a debilitar o SNS”.

O dirigente bloquista considerou que é inaceitável que continuem a verificar-se diriamente notícias de “profissionais que estão sobrecarregados e cujas carreiras não foram minimamente alteradas e, portanto, não foram minimamente valorizados”, demissões de diretores de serviço de hospitais, utentes sem médico de família ou “pessoas que necessitam de apoio no que toca à saúde mental e respostas que não existem no terreno para garantir esse acesso aos cuidados de saúde”.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)