You are here

“Panama Papers”: Manuel Pinho recebeu 180 mil euros da ES Enterprise

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, desempenhou funções na administração do BES e do BES África e o seu nome consta da lista da Espírito Santo Enterprise, que é referida nos “Panama Papers”.
O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, terá recebido 180 mil euros da ES Enterprise. Foto Wikipedia

O ex-governante é um dos nomes que constam da lista dos fluxos financeiros da ES Enterprise, um veículo sombra do Grupo Espírito Santo/Banco Espírito Santo (GES/BES), que servia para pagamentos a colaboradores ou a entidades terceiras e cuja abrangência o Ministério Público investiga desde o final de 2014, noticia o jornal Público.

De acordo com este jornal, pela ES Enterprise terão passado cerca de 180 mil euros destinados a Manuel Pinho. A alegada remuneração pode estar associada à actividade do economista no âmbito do GES, onde trabalhou durante cerca de duas décadas, desempenhando vários cargos executivos, nomeadamente de administrador do BES.

O “saco azul” da família Espírito Santo

As suas funções como gestor da instituição liderada por Ricardo Salgado foram interrompidas em 2005 após ser nomeado ministro da Economia do governo de José Sócrates. Em Julho de 2009, Pinho demitiu-se do governo socialista e um ano depois, foi convidado para dar aulas numa universidade em Nova Iorque, num seminário sobre energias renováveis um setor patrocinado pela EDP com uma doação de três milhões.

Depois de ter abandonado o governo, regressou ao Espírito Santo para assumir funções de vice-presidente da holding BES África.

Esta holding foi criada em 2009, com um capital social de 50 mil euros, concentrando as participações do grupo no BESA (BES Angola) no Banco Marocaine (BMCE), no Aman Bank da Líbia e no BES Cabo-Verde.

Refira-se que em novembro de 2014, o Público já tinha noticiado que a ES Enterprise era usada pela família Espírito Santo como saco azul, nomeadamente para fazer despesas não documentadas, e de onde terão transitado fundos provenientes de Angola.

De acordo com aquele jornal, o nome desta empresa surge referenciada na investigação denominada “Panama Papers, adiantando ainda que desde Junho de 2015 tem tentado, por diversas vezes, quer por sms, por mensagem de voz, ou mesmo contactando a sua advogada, obter um comentário de Manuel Pinho sobre o tema mas este nunca esteve disponível para o fazer.

Por seu turno, o Ministério Público que foi inquirido em julho pelo jornal sobre a presença de Manuel Pinho, entre outros, na lista de movimentos financeiros da ES Enterprise respondeu “que o processo ES Enterprise estava em investigação” e que “não deixará de investigar todos os factos com relevância criminal que cheguem ao seu conhecimento”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Panama Papers, Sociedade
(...)