You are here

Pablo Iglesias: “Vamos defender as maiorias sociais do nosso país”

O Podemos encerrou a campanha eleitoral em Valência, onde intervieram Mónica Oltra, vice-presidente da Comunidade Valenciana, Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, e Pablo Iglesias que afirmou: “Estamos prontos para liderar uma nova transição no nosso país”. A última sondagem conhecida dá mais de 20% ao Podemos, em empate técnico com o PSOE.
Comício de encerramento da campanha do Podemos em Valência, 18 de dezembro de 2015

O Podemos encerrou a campanha eleitoral, nesta sexta-feira 18 de dezembro, com um comício em La Fonteta de Valencia, enchendo completamente o pavilhão polidesportivo.

“Estamos preparados para encabeçar um Governo e liderar uma nova Transição. Chegamos ao final da campanha com possibilidades de ganhar e o nervosismo nota-se nos representantes do velho. Estamos preparados para governar”, afirmou Pablo Iglesias, na intervenção de encerramento da campanha eleitoral.

O líder do Podemos anunciou que a sua primeira medida será “assegurar que a ninguém é cortada a luz ou o aquecimento por pobreza”. 

O pavilhão polidesportivo encheu e centenas de pessoas não puderam na rua e assistiram na rua à sua transmissão numa tela gigante

Pablo Iglesias declarou também: “Não quero ser o presidente para ser o chefe dos cidadãos. Quero ser um empregado dos cidadãos, um empregado que saiba ouvir”.

Antes de Pablo Iglesias, interveio a vice-presidente da Comunidade Valenciana, Mónica Oltra, que criticou o Ciudadanos afirmando que são “mais do mesmo” e por seguirem “o dogma neoliberal”.

A presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, que também interveio, sublinhou que “não se sabe o resultado” das eleições, porque “o guião não está escrito previamente”.

Segundo o publico.es, o PSOE realizou um comício no mesmo pavilhão, no passado domingo, mas não conseguiu enchê-lo.

Última sondagem dá mais de 20% ao Podemos

Sondagem de El Periòdic d’Andorra

A divulgação de sondagens em Espanha é proibida nos últimos dias de campanha (nas eleições atuais, desde 15 de dezembro), porém El Periòdic d’Andorra já publicou 4 sondagens após esse prazo.

A última sondagem, divulgada nesta sexta-feira, 20 de dezembro de 2015, aponta para os seguintes resultados: PP, 25,8% e 107 a 111 deputados; PSOE, 21,4% e 84 a 88 mandatos; Podemos (incluindo as candidaturas unitárias de Catalunha, Comunidade Valenciana e Galiza) com 20,4% e 71 a 74 deputados; Ciudadanos, 16% e 50 a 54 mandatos; Izquierda Unida (sem contar com os seus resultados nas candidaturas unitárias de Catalunha, Comunidade Valenciana e Galiza), com 3,8% e 2 a 4 mandatos; e, finalmente, os restantes partidos com 12,6% e 26 a 33 deputados (nos restantes partidos é de salientar EH Bildu e PNV do País Basco; ERC e DIL da Catalunha; BNG da Galiza; Geroa Bai de Navarra, e Coligação Canária).

As mais recentes sondagens apontam para uma subida constante do Podemos, uma queda do Ciudadanos e estagnação para PP e PSOE.

Evolução das sondagens do El Periòdic d’Andorra

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Espanha: Eleições 20D, Internacional
(...)