You are here

“Outro banco mau?”, colóquio promovido pelo Bloco

O Bloco de Esquerda promove um colóquio com o título: “Outro banco mau? A experiência de resgate da banca espanhola”, com a participação de Ricardo Cabral, Bruno Estrada e Catarina Martins. O colóquio será na próxima quinta-feira às 17h na Casa Amarela da AR.

A situação do setor financeiro português e a as sucessivas crises nos bancos estão há muito no centro das preocupações da situação económica e financeira de Portugal.

No passado fim de semana, o primeiro-ministro, António Costa, em entrevista TSF/DN, defendeu a constituição em Portugal de um “banco mau”, para onde fossem transferidos os ativos tóxicos dos bancos.

Também o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, já tinha defendido a mesma proposta em fevereiro passado, em entrevista ao Expresso.

Após a entrevista do primeiro-ministro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, veio concordar com a proposta, assim como os dirigentes das confederações patronais.

A criação de um “banco mau”, para onde sejam transferidos os ativos tóxicos que os bancos possuem, é um caminho que já foi posto em prática em Espanha (em 2012) e também na Irlanda.

No colóquio promovido pelo Bloco de Esquerda estará em debate a proposta de criação em Portugal de um “banco mau” e a análise da experiência espanhola. No colóquio participarão Ricardo Cabral, economista e vice-reitor da Universidade da Madeira, Bruno Estrada, economista espanhol e diretor de estudos da Fundação das Comisiones Obreras e a porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)