You are here

ONU: Gases com efeito estufa atingiram níveis recorde no ano passado

A quatro dias da Cimeira do Clima (COP26), é divulgado um relatório que mostra que a concentração dos três principais gases com efeito estufa atingiram um pico no ano de 2020, apesar da pandemia.
Foto de Wendelin Jacober | Pexels

No seu último relatório, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência das Nações Unidas, revela que a concentração dos três principais gases com efeito estufa atingiram um pico no ano passado, segundo a Lusa.

A OMM refere que a desaceleração económica imposta pela pandemia “não teve um impacto percetível” sobre o nível de progressão dos gases com efeito estufa, apesar de um declínio temporário das emissões.

A taxa anual de aumento nas concentrações de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N20) superou a média do período 2011-2020 do ano passado.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, disse que “a este ritmo de aumento das concentrações de gases com efeito estufa, o aumento das temperaturas no final do século ficará muito acima das metas do Acordo de Paris, 1,5 graus a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Estamos muito longe da meta”.

De acordo com a última avaliação da ONU, os compromissos assumidos pelos quase 200 países para reduzir as atuais emissões estão longe da meta do Acordo de Paris e não vão evitar um aquecimento “catastrófico”.

A organização espera que no quadro da COP26, que se vai realizar em Glasgow, os países tomem medidas para manter o planeta numa trajetória de aquecimento suportável.

Termos relacionados Ambiente
(...)