You are here

ONU designa enviados especiais para o El Niño

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, designou a antiga presidente da Irlanda, Mary Robinson e o diplomata queniano, Macharia Kamau como enviados especiais para as questões do fenómeno El Niño e clima.
Imagem do site Comunidade FM

Os efeitos do El Niño podem ser observados em várias zonas do planeta como, por exemplo, o Sudão, onde as Nações Unidas estimam que 400.000 pessoas vão necessitar de ajuda alimentar devido à seca provocada pelo fenómeno.

Refira-se que a Etiópia vive a sua pior seca dos últimos 50 anos.

Este fenómeno climático que, segundo especialistas, ocorre a cada dois a sete anos, afeta os padrões de precipitação e causa tanto secas como inundações.

As necessidades criadas pelo El Niño

O El Niño "criou grandes necessidades em todo o mundo", particularmente no leste e sul de África, América Central e Pacífico, refere um comunicado das Nações Unidas, divulgado pela agência Lusa.

De acordo com aquele organismo, os novos enviados especiais serão responsáveis por "dar maior visibilidade e fazer soar o alarme” disse o secretário-geral da ONU, tendo acrescentado que “ é vital intensificar a nossa resposta humanitária urgente. Para isso precisamos do apoio e atenção da comunidade internacional".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)