You are here

“O aumento das pensões tem de ser para todos”

“Ainda não está fechado o aumento extraordinário para todos os pensionistas, apenas para os mais idosos, mas estamos a lutar por isso”, disse o líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, no final de uma reunião com o Ministro das Finanças, esta quarta-feira.
Foto de Tiago Pettinga, Lusa
Foto de Tiago Pettinga/ LUSA.

“O aumento extraordinário das pensões tem de ser para todos”, afirmou Pedro Filipe Soares, em declarações aos jornalistas, explicando que para além do “dossier” das pensões, que não está ainda fechado, o Bloco vai bater-se pela aprovação de outras medidas “ainda não fechadas”, como o descongelamento das carreiras da função pública e o adicional de IRC a aplicar às empresas.

O descongelamento das carreiras na função pública “está bem encaminhado, mas não fechado”, disse Pedro Filipe Soares, no final de uma reunião, no parlamento, sobre o Orçamento do Estado para 2018 (OE 2018), com o Ministro das Finanças, Mário Centeno, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

O Bloco espera que este dossier seja fechado até sexta-feira, data da entrega do OE 2018 na Assembleia da República, admitindo que a discussão continuará no debate na especialidade, que se prolonga até novembro.

Atingimos a meta do desagravamento de 400 milhões de euros no IRS das famílias.

A “tentar fechar” antes de sexta está também a questão do adicional de IRC a aplicar às empresas, não se sabendo ainda se tal irá aplicar-se ou não, já não no próximo orçamento.

O líder parlamentar do Bloco destacou ainda as questões relativas ao IRS que já estão acordadas: “Atingimos a meta do desagravamento de 400 milhões de euros no IRS das famílias”, a “introdução de dois novos escalões” e um “aumento do mínimo de existência”, acrescentou.

Segundo relata a Lusa, minutos depois de a delegação do PSD ter dito, após a reunião com o Governo, que estava previsto um desaceleramento da economia em 2018, Pedro Filipe Soares não quis “entrar em querelas” com os sociais-democratas e acusou a deputada e ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, representante do PSD na reunião com o executivo, de não ter “moralidade alguma” para falar em crescimento económico por ter sido “responsável por uma das maiores recessões no país na última década”.

Termos relacionados Orçamento do Estado 2018, Política
(...)