Obama impõe sanções à Rússia por envolvimento nas eleições

29 de December 2016 - 23:27

Pelo alegado envolvimento nas eleições presidenciais norte americanas, o ainda Presidente deu ordem de expulsão de 35 agentes russos e impôs sanções contra agências de informações russas.

PARTILHAR
Barack Obama numa conferência de imprensa na Casa Branca.
Barack Obama numa conferência de imprensa na Casa Branca. Foto de Michael Reynolds/EPA/Lusa.

Barack Obama irá deixar a Casa Branca a 20 de janeiro, mas os seus último dias como Presidente dos Estados Unidos estão a ser agitados.

Em sequência do alegado envolvimento russo nas eleições presidenciais, Obama decidiu impôr um pacote de sanções à Rússia que Moscovo, na voz de Dimitri Peskov, porta-voz do Kremlin, se reservará a responder com medidas de igual gravidade. Por sua vez, Obama afirma que as sanções não se ficarão por aqui.

Obama anunciou que 35 agentes dos serviços secretos russos serão expulsos e declarados persona non grata, tendo 72 horas para abandonar o país; as agências de serviços de informações russas FSB e GRU serão sancionadas e dois edifícios em Nova Iorque e Maryland, que os Estados Unidos dizem ter sido usados para “objetivos relacionados com os serviços secretos”, serão encerrados.