You are here

“O que mantém a tourada de pé é o dinheiro público”

Em entrevista ao jornal i, Rita Silva, presidente da Animal, afirmou que considera que “não há mais nenhuma razão para manter a tauromaquia que não seja a paixão de um grupo de pessoas cada vez mais diminuto”. A dirigente defende ainda que “a tauromaquia não acaba por decreto”.
Ação promovida pelo Bloco de Esquerda em Lourosa, em maio de 2012, de protesto contra a realização de uma tourada, então com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Ação promovida pelo Bloco de Esquerda em Lourosa, em maio de 2012, de protesto contra a realização de uma tourada, então com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Para Rita Silva, “aquilo que continua a manter a tauromaquia de pé, nos oito países onde existe, é o dinheiro público”. “Para nós a chave é acabar com os dinheiros públicos. Se vivesse exclusivamente dos fundos privados já não existia.”, remata.

O Bloco de Esquerda defende o fim do financiamento público das touradas. Aliás, já em 2012 Catarina Martins lembrava que “Portugal tem financiado, seja através de dinheiros comunitários, seja através de orçamento das autarquias e do Orçamento do Estado, espetáculos tauromáquicos” e que, em 2009, o Estado gastou “na ordem de um milhão de euros” com eventos deste tipo.

Em novembro de 2017, o Bloco apresentou uma proposta de terminar a isenção do IVA para as touradas, relembrando que esta isenção “corresponde a uma opção de despesa fiscal para prossecução de objetivos de interesse público. Igualmente, os produtos e atividades com taxas de IVA reduzido correspondem a opções de despesa fiscal também para a prossecução de objetivos de interesse público”. Por isso, “garantir aos toureiros e à tauromaquia isenção de IVA, constitui uma forma de apoio público a uma atividade que é contrária ao respeito pelo bem-estar animal”, defendia o partido.

Esta semana, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) considerou que as touradas fazem parte da “herança cultural” portuguesa, rejeitando um projeto lei do Bloco para que estas fossem transmitidas em horário tardio na televisão.

Termos relacionados Animais, Sociedade
(...)