You are here

"O PS desistiu do caminho de redução das propinas"

No debate orçamental na especialidade, o deputado Luís Monteiro lamentou que o PS tenha decidido romper com o caminho feito nos últimos anos no sentido da redução do valor das propinas no Ensino Superior.
Luís Monteiro
O PS desistiu do caminho de redução das propinas

No debate da especialidade do Orçamento do Estado para 2021, o deputado Luís Monteiro abordou o tema das propinas do Ensino Superior e a sua redução.

O deputado referiu que “nos últimos dois anos, a Assembleia da República tomou nas suas mãos a responsabilidade de contrapor o caminho seguido nas últimas três décadas. A redução das propinas no Ensino Superior foi um recuo no seu valor, mas um avanço com um peso considerável do ponto de vista político e financeiro”.

“Aliviámos o peso sobre quem estuda e garantimos que era possível ter menos propinas e mais bolsas”, apontou Luís Monteiro. E acrescentou que “era um caminho, aliás, fechado a sete chaves durante muitos anos. O caminho traçado teve o seu mérito”.

Para o deputado, seria importante “se o PS não tivesse desistido de continuar a reduzir o valor máximo das propinas. Se é verdade que as discussões que fizemos nos últimos dois anos garantiram que era esse exatamente o caminho, é estranho que o PS apresente hoje como decente aquilo que é manter tudo igual. O mais importante, agora, num tempo de crise era continuar esse caminho e não romper com esse acordo com as Esquerdas no combate à propina”.

 

Termos relacionados Orçamento do Estado 2021, Política
(...)