You are here

"O Governo tem estado a desperdiçar tempo"

À saída da reunião do Infarmed, Moisés Ferreira estranha o anúncio da criação de uma nova task force para apresentar um plano de testagem, numa altura em que se devia falar do plano de desconfinamento.
Moisés Ferreira | Foto de Ana Mendes

Após a reunião desta segunda-feira, dia 8 de março, com epidemiologistas e técnicos, o deputado bloquista Moisés Ferreira referiu que "este largo e longo sacrifício da população está a dar resultado. Durante este tempo foi possível reduzir bastante a incidência e foi possível aliviar a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde”, mas ainda não ao nível desejado.

No entanto, “o Governo tem desperdiçado o tempo do confinamento para preparar o desconfinamento”, apontou Moisés Ferreira. Todos os especialistas defendem que se deve aumentar consideravelmente a testagem para evitar a propagação do vírus e quebrar cadeias de transmissão, mas “o que tem acontecido é que a testagem tem descido. Por exemplo, nos últimos dias tem estado abaixo dos 30 mil por dia”, disse o deputado do Bloco.

Uma das questões apresentadas pelo Bloco na reunião do Infarmed foi relativa à estratégia de testagem, “já que foi anunciado várias vezes que se vai proceder a uma estratégia de massificação dos testes, mas olhamos depois para os testes diários e vemos que estão a cair dia após dia”.

A resposta foi que está a ser criada uma task force para realizar, de novo, uma proposta para esta estratégia de testagem. O bloquista afirmou que “quando se começa a falar de desconfinamento, o que se vê é que afinal do ponto de vista de testagem nada aconteceu. Efetivamente o Governo tem estado a desperdiçar tempo”.

Moisés Ferreira acredita que é a altura de falar de desconfinamento, mas “tem de ser devidamente preparado e não só do ponto de vista de plano ou de cronograma, também tem de ser preparado do ponto de vista do terreno”.

“Falta a obrigatoriedade de implementação de medidas preventivas, medidas que evitem a propagação, de medidas que evitem o recrudescimento de casos de covid-19. Como por exemplo os desfasamentos de horários e de turmas”, sublinhou.

Termos relacionados Covid-19, Política
(...)