You are here

"O Brazil não conhece o Brasil": Aldir Blanc morreu vítima de Covid-19

Num Brasil em que o "e daí?" é a resposta do presidente ao número catastrófico de mortes, não se perdem apenas vidas. Esta segunda-feira morreu um pedaço da cultura brasileira. Um dos maiores nomes da poesia de língua portuguesa, escritor e compositor de canções que contam a história do Brasil, não acordou esta manhã. Mas a sua obra é eterna.
Aldir Blanc morreu aos 73 anos vítima de Covid-19. Foto de Facebook.

Aldir Blanc, 73 anos, mais de 50 de carreira. Conhecido por ser um contador (e cantador) de estórias, deu palavra aos esquecidos pela História dedicando-lhes canções que marcarão para sempre a cultura brasileira. Nascido no bairro do Estácio e crescido na Vila Isabel, fez uma carreira marcada por grandes êxitos da Música Popular Brasileira nas vozes de Elis Regina, Nana Caymmi, Edu Lobo, Paulinho da Viola e muitos mais. 

O Mestre Sala dos Mares, a quem Elis Regina deu voz em 1975, conta a história de João Cândido, almirante negro que em 1910 protagonizou a Revolta da Chibata, uma luta contra os castigos físicos, baixos salários e exploração das pessoas negras.

A censura da ditadura militar não permitiu que se idolatrasse um "almirante negro", pelo que na versão editada se ouve "navegante negro". Quatro anos depois, em 1979, outra grande música é lançada: O Bêbado e o Equilibrista, um dos maiores hinos de resistência brasileira do final da década de 70 e início de 80, marcado pela exigência da amnistia aos presos políticos.

Também em Portugal as palavras de Aldir ecoam pelas rádios na voz do carioca Luca Argel numa produção singular do rapper Keso, Peito Banguela, considerada uma das melhores músicas portuguesas de 2019.

Mais de 600 músicas escritas por um dos cariocas mais carioca do Brasil. Nunca viajou, mas os livros deram-lhe asas. Raramente saía de casa e, por isso, a Covid-19 nunca o assustou. Mas foi numa ida ao hospital (devido a uma infeção urinária) que acabou por ser infetado. Internado desde o dia 10 de abril, faleceu esta segunda-feira de manhã, ao fim de mais de duas semanas nos cuidados intensivos.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)