You are here

Novo raide policial israelita deixa dezenas de feridos na Esplanada das Mesquitas

Depois dos violentos confrontos da semana passada, a polícia israelita voltou esta sexta-feira a disparar balas de borracha e gás lacrimogéneo junto à Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.
Jovens palestinianos no interior do complexo das mesquitas invadido pela polícia israelita esta sexta-feira. Foto Jamal Awad/EPA

As cenas de violência que na passada sexta-feira deixaram mais de 150 palestinianos feridos na Esplanada das Mesquitas voltaram a repetir-se esta sexta-feira no mesmo local durante as orações ao início da manhã.

Segundo a Associated Press, desta vez o Crescente Vermelho assistiu pelo menos 31 palestinianos, dos quais 14 foram hospitalizados. A polícia israelita diz que uma agente também teve de receber tratamento médico.

Tal como na semana passada, grupos de jovens palestinianos atiraram pedras e fogo de artifício à polícia, enquanto os agentes anti-motim invadiam o local sagrado para judeus e muçulmanos, com o apoio de franco-atiradores nos edifícios vizinhos a disparar balas de metal revestidas de borracha.

A violência policial no recinto religioso regressou no domingo ao início da manhã, desta vez para abrir caminho aos colonos e membros da extrema-direita israelita que pretendiam comemorar a Páscoa judaica nos pátios da Mesquita. Pela primeira vez desde 1991, as datas da Páscoa judaica, Ramadão e Páscoa cristã coincidiram no mesmo fim de semana.

O aumento da tensão das últimas semanas seguiu-se à vaga de ataques com facas que mataram 14 israelitas e à resposta militar de Israel na Cisjordânia que matou 15 palestinianos. A repressão da semana passada na Esplanada das Mesquitas acabou com mais de 400 detidos e levou o partido árabe Raam a anunciar a suspensão da sua participação no Governo, o que poderá abrir uma crise política caso a decisão se mantenha a 8 de maio, quando o Parlamento regressa ao trabalho.

Termos relacionados Internacional
(...)