You are here

Novo Banco: Bloco acusa Governo de desobedecer à lei com nova injeção

Bloco insiste em travar injeção no Novo Banco e acusa o Governo de a querer fazer sem passar pelo Parlamento. Mariana Mortágua espera que os deputados sejam “coerentes, e tenham a responsabilidade de fazer valer a lei que foi votada e que está em vigor”.
Foto de Ana Mendes

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Ministro das Finanças, João Leão, anunciou a aprovação da injeção do Fundo de Resolução no Novo Banco. Após este anúncio, Mariana Mortágua declarou na Assembleia da República que “há uma lei da Assembleia da República, que é a lei do Orçamento do Estado, que proíbe o Fundo de Resolução de fazer qualquer injeção no Novo Banco”.

A deputada, que repetiu esta frase aos jornalistas, reforçou ainda que esta lei retirou “qualquer autorização de despesa” ao Fundo de Resolução.

Mariana Mortágua relembrou que esta lei foi aprovada com os votos contra do Partido Socialista e, depois disso, o Tribunal de Contas veio confirmar que “todo o dinheiro que sai do Fundo de Resolução para o Novo Banco é dinheiro público, é dinheiro dos contribuintes”.

“O que o Governo anunciou hoje, a seguir ao Conselho de Ministros, é que se prepara para desobedecer a uma lei da Assembleia da República. E que se prepara para fazer uma injeção no Novo Banco sem trazer essa decisão ao debate e à votação no Parlamento, tal como foi determinado pela vontade da maioria dos deputados.”

Para a dirigente bloquista, o Governo tem vindo a mostrar sinais, ao longo do tempo, de não ter qualquer intenção de cumprir o que foi determinado na lei, por essa razão o Bloco de Esquerda apresentou um projeto de resolução, que vai a votos esta sexta-feira, que coloca por escrito “palavra por palavra” aquilo que já tinha sido aprovado no Orçamento de Estado, “para que não restem dúvidas sobre o que diz a lei e como deve ser interpretada”.

PSD “perderá a face” se votar contra o projeto do Bloco

A deputada espera agora que os deputados que aprovaram e defenderam aquela lei ao longo destes meses, sejam “coerentes, e tenham a responsabilidade de fazer valer a lei que foi votada e que está em vigor”.

Questionada pelos jornalistas sobre o anúncio feito ontem pelo PSD, de que se iria abster no projeto apresentado pelo Bloco, Mariana Mortágua espera que, amanhã, o PSD “vote de acordo com a sua votação no Orçamento de Estado e de acordo com todas as declarações públicas feitas nos últimos três meses”. Caso contrário, “perderá a face e toda a credibilidade para falar sobre o tema do Novo Banco”, sublinhou.

Mariana Mortágua diz não querer acreditar que o PSD vai “dar a mão ao Governo, à última da hora, permitindo uma transferência sem que ela venha à Assembleia da República”.

AttachmentSize
PDF icon PJR Injeção Novo Banco18.88 KB
Termos relacionados Política
(...)